terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O IRMÃO NÃO É UM PESO NA NOSSA VIDA

A vida é uma graça que Deus nos cocede. Muitos levam essa grande graça de forma desleixada, desanimada, sem corresponder ao amor de Deus. Vivem como se fossem permanecer aqui eternamente. Todos seus valores, seus tesouros, são acumulados aqui na terra. Todos os dias ouvem falar de pessoas que falecem, mas parece que só acontece com os outros.
Deus nos ama de forma incondicional. Ele não impõe condições para nos amar. Ele simplismente nos ama como somos nesse momento. Deus nos ama com amor eterno e esse amor não sofre alteração de humor. Deus tem sempre a iniciativa do amor, mesmo se não for correspondido. Quem vive com a sensação de que não é amado por Deus, está cometendo o maior engano da vida, porque não há pecado que faça o amor de Deus ficar menor. Nada que façamos de errado poderá diminuir o amor de Deus por nós.
Não somos amados por nossas qualidades. Temos qualidades e defeitos e o amor de Deus se faz presente, igualmente, nas duas condições. Deus nos ama pelas nossas qualidades e não deixa de nos amar pelos nossos defeitos. Deus nos ama não porque somos bons ou ruins e sim porque Ele é a bondade.
O chamado de Deus para nós franciscanos é para ser vivido no meio de irmãos, em fraternidade, com os defeitos e as qualidades.
Deus está nos revelando que a "estrada" mais segura para a morada eterna passa pelo coração do irmão.
Se eu estou sentido peso no relacionamento com o irmão, é preciso antes de apontarmos o dedo, olharmos para dentro de nós, porque às vezes uma môsca pode ser peso demais para suportarmos, porque vivemos no extremo da intolerância.
São Francisco e Santa Clara, são nossos fundadores e nossos modelos, não queiramos nós inventar outra maneira de viver, especialmente sem os irmãos.
Se vivermos a experiência franciscana, muitos irmãos irão partir, mais muitos mais virão para continuar a grande missão de restauradores da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário