quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MARIA, A MÃE

Embalada na verde solidão das montanhas da Galiléia, dormitava uma aldeia pitoresca, por nome Nazaré.
Achava-se situada num vale, cercada de uma cadeia de montes que atingem a 165 metros de altura.
O vale mede 2000 metros de leste a oeste sobre 500 de norte a sul, ficando aberto apenas desta última parte; dos outros lados, está cercada de rochas calcárias, cuja brancura constrata com o verde das figueiras, oliveiras e ciprestes, e com  variegado matiz dos jardins e pomares que cobrem a planície.
Nazaré não tinha importância histórica: o seu nome não ocorre nas páginas dos livros sacro do Antigo Testamento.
À beira da povoação, alvejava uma vivenda singela, e nessa casinha vivia uma jovem por nome Maria.
Profundos mistérios envolvem a vida de Maria.
Sabemos apenas que era da estirpe real de Davi, e provavelmente, filha de Joaquim e Ana, casal que, segundo a tradição, vivia em Jerusalém. Diz ainda a antiguidade cristã que, em pequena, costumava Maria trabalhar no Templo, em compahia de outras meninas de sua idade.
Mais tarde encontramos a jovem em Nazaré. A humilde casinha serrana, à beira da povoaçaõ, era o seu santuário e o seu campo de trabalhos.
Segundo a tradição achava-se Maria no sbsolo da sua casa, que ainda se mostra em Nazaré, talvez em meditação, quando inesperadamente lhe apareceu um vulto luminoso, que o Evangelho denomina Gabriel, e a saudou com estas palavras:
"Eu te saúdo; cheia de graça . . . o Senhor é contigo . . . bendita és tu entre as mulheres . . ."
Maria, percebendo semelhantes palavras, põe-se a refletir o que viria a significar essa saudação. . . "Eu te saudo. . . . cheia de  graça? Nunca ninguém lhe falara assim "0 Senhor é contigo? . . . bendita és tu entre as mulheres? . . . por quê...
Ainda estava ela a lutar consigo mesma, quando o mensageiro prossegue:
"Naõ temas, Maria! Encontraste graça diante de Deus.Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. Será poderoso e chamado filho do altíssimo; e o seu reino não terá fim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário